Do que se fala #1 - Pajozinhos

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Do que se fala #1

Estava bastante curiosa em ver o novo programa de SIC 'Super Nanny' e agora que vi tenho algumas opiniões contraditórias. Por um lado achei o programa interessante no sentido que ajuda a perceber como lidar com alguns casos mas por outro lado há a questão da exposição da criança o que na escola lhe poderá trazer problemas com os colegas.

Primeiro fiquei espantada pelo facto de uma criança de 7 anos não ter qualquer regra. Só adormece no sofá a ver tv? O que? Como é possível? Os meus pais nunca me deixaram fazer isso é de certeza que também não vou deixar a Bia fazer. Ela tem 4 meses e já antes dos dois meses que tem uma hora de ir para o quarto para ser preparada para dormir. 

Se houve uma coisa que foi constante no que tenho lido é a importância das regras no dia a dia das crianças.
Desde que estabelecemos uma hora para a Bia ir dormir que tem sido tudo muito mais fácil. No primeiro mês a Bia ia para a cama quando nos íamos e era uma 'birra' por ela estava tão cansada que já nem conseguia adormecer, um choro terrível.  Começamos a deita-la mais cedo e sempre a mesma hora. Na primeira semana foi complicado, o choro cada vez que ia dormir, mas ao fim desta semana já era ela que mostrava sinais de querer ir dormir aquela hora. Neste momento as 17h30 a Bia vai sempre para o quarto com luz reduzida para lhe trocar a fralda e mudar a roupa para ir dormir. Quando a coloco no berço coloca logo o dedo na boca e lá vai ela para o soninho da noite, sem choros. Isto ajudou imenso cá em casa porque no primeiro mês até tínhamos receio da hora da ir dormir por causa do choro e neste momento é super tranquilo.

Acho que algumas das dicas que a psicóloga deu no programa são boas ideias e quando a altura chegar até poderemos experimentar por algumas em pratica. É óbvio que uma criança irá sempre fazer birras mas aquilo não me pareceu apenas uma birra, pareceu-me uma criança que não tem quaisquer regras nem respeito. Atenção que não estou a culpar a criança, claro que ela não tem culpa. É responsabilidade dos pais dar carinho mas também ensinar o que é respeito e educação. Também percebo que a mãe tente compensar a filha por não estar com o pai dela, de certeza que isto acontece na maioria das vezes nestas situações. 

Não estava a espera que o programa fosse feito desta forma. Em primeiro lugar pensei que seriam atores a representar papéis nos quais a psicóloga fosse intervir e dar dicas para melhorar. 
Entretanto percebi que não eram atores e que iriam mesmo expor as suas vidas. 

Quando percebi que era mesmo uma família real é que iriam acompanhar o dia a dia pensei "então mas é com um cameraman atrás deles? Porque não colocaram câmeras na sala e assim as pessoas agiam de forma mais natural em vez de ter uma pessoa com uma câmera atrás delas? É a psicóloga fica ali à frente das pessoas a avaliar? Mega estranho".

Penso que para ser uma coisa mais natural e realmente avaliar as situações correctamente, deveriam ter instalado as câmeras e não andar alguém atrás delas pela casa. Depois as imagens seriam mostradas a psicóloga que iria fazer a sua avaliação e mais tarde falava com eles sobre qual pensava ser a melhor solução e quais os comportamentos a melhorar.

Embora tenha achado o programa interessante também percebo as críticas que recebeu, é a exposição de uma criança. Agora ficará sujeita às críticas de todas as pessoas que viram o programa, dos seus colegas de escola é muito mais. Não deve ser fácil. Acho que muitos pais se identificaram com estas situações, mas acho que maior parte deles não iria querer expor assim a sua vida e os seus filhos. 

Mas também me parece que muitos dos pais que agora criticam também expoem os seus filhos nas redes sociais ao colocarem fotos, vídeos ou contarem as historias do seu dia-a-dia.Parece-me um pouco hipócrita criticar porque é algo que todos fazemos.

Parece-me que o próximo programa ainda vai ser pior ao nível da exposição porque tem uma criança mais velha que já percebe bem as coisas e que pode ser alvo de críticas e piadas dos colegas .


Sem comentários:

Atividades DIY Natal #4 - Calendário de Advento

 Todos nós sabemos que as crianças nesta altura do Natal ficam bastante ansiosas e a questão que mais se ouve é "quantos dias faltam&qu...

@templatesyard