Inicialmente, pensei que fosse algum dispositivo de localização. Mas depois de alguma pesquisa, percebi que é uma pulseira em tecido que contém um código alfanumérico e a inscrição "Call/ LIGA 112". Ou seja, caso a criança se perca não é localizada por GPS, mas é uma forma de agilizar o encontro com os pais/responsáveis e funciona em todos os Países da União Europeia que tenham como número de emergência o 112.
"Os elementos policiais credenciados identificam o processo da criança através do código alfanumérico da pulseira e acionam o contacto de emergência dos pais/encarregados de educação da mesma ou responsáveis da escola.
Cada pulseira é única, sendo atribuída a cada uma um número diferente que, apesar de percetível, só pode ser lido pela PSP, através da base de dados."
Estas pulseiras são pessoais, intransmissíveis e gratuitas.
Confesso que quando percebi que não era um localizador fiquei a pensar "então mas para que serve?".
Mas a verdade é que depois percebi que há que se perdem em sítios públicos, e se quem a encontrar ligar para o 112 e der o código da pulseira, os pais/responsáveis serão de imediato contactados, o que facilita o encontro com a criança.
Como pedir? Bom, pelo que percebi é necessário fazer o pedido da pulseira aqui. Neste site serão pedido os seguintes dados do responsável:
- Nome;
- Morada;
- Contacto telefónico e e-mail
- Nº Cartão de Cidadão ou BI
- Um contacto de emergência adicional
Relativamente à criança, são necessários os seguintes dados:
- Nome
- Idade
- Data de início e fim de utilização
- Tem ainda um campo no qual é possível colocar informação relevante como doenças ou medicação que a criança precise de tomar
Por último é necessário escolher qual a esquadra onde pretende ir levantar a pulseira.
Depois de ter a pulseira basta coloca-la no braço da criança e esperar que não tenha de a utilizar.
Depois de ter a pulseira basta coloca-la no braço da criança e esperar que não tenha de a utilizar.
Estas pulseiras podem ser pedidas individualmente ou para grupos (ex.escolas, infantários, ONG, ATL, Campos de Férias).Sendo nesta segunda opção para além dos dados da criança e respetivo encarregado, terão que preencher também os dados da instituição.
Não sei se em anos anteriores não houve tanta publicidade ou se este ano estou mais atenta a este tipo de noticias, mas apesar de este ano ter sido o primeiro em que ouvi falar desta iniciativa, esta já vai na 7ª edição.
A edição deste ano foi lançada no dia 1 Junho (Dia da Criança) e acaba a 31 de Maio de 2019. Ela pode ser pedida para crianças entre os 2 e os 10 anos, ou seja, é destinada a crianças que ainda não têm como contactar os pais. Podem ser facultadas também a crianças com menos de 2 anos se estas já andarem sozinhas.
A Bia ainda não tem idade, mas quando tiver, vou sem dúvida a aderir a este tipo de iniciativas.
A Bia ainda não tem idade, mas quando tiver, vou sem dúvida a aderir a este tipo de iniciativas.
Sem comentários: