A amamentação - Pajozinhos

sexta-feira, 16 de março de 2018

A amamentação

Quando a Bia nasceu eu não tinha leite nenhum, não saia nada, não sei se foi pelo parto ter sido induzido ou não. Portanto ela teve que começar a tomar suplemento desde início. No dia a seguir ao nascimento da Bia, a enfermeira aconselhou que comprássemos uma bomba para estimular a produção de leite e foi o que fizemos. Resultou e 2/3 dias depois lá comecei a ter leite embora fosse muito pouco.
Fui sempre tentado pôr a Bia na mama mas ela já estava habituada à facilidade do biberão e só chorava. 

Tanto na primeira consulta como na consulta de um mês, a pediatra que a Bia tinha na altura era muito critica ao facto de eu não dar mama à Bia, dizia que que eu devia continuar a tentar até ela pegar, que era muito melhor do que extrair e dar-lhe. Eu seu só pensava "Mas você acha que eu não preferia dar mama à minha filha? Que prefiro andar a extrair? Se ela não pega o que vou fazer??" Enfim, saía de lá a sentir-me mal, como se a culpa de ela não pegar fosse minha e que estava a prejudica-la.
Acho que os médicos devem incentivar a amamentação mas também deviam ter uma forma menos acusatória de o fazer. 

Escusado será dizer que mudámos de pediatra, não só por causa desta situação mas também porque não gostava da forma como ela 'examinava' a Bia. Só para terem um ideia, numa consulta falamos com umas sobre uns altinhos que sentíamos na bochecha da Bia para saber se era normal e a resposta dela foi "pois acho que nunca senti isto num bebé, tem que fazer uma eco" levámos a Bia a fazer a eco e a técnica diz "não encontro nada aqui, mas esses nódulos são normais em bebes, são depósitos de gordura" e a sério que naquele dia fiquei passada, então a pediatra não me sabia dizer isto??? Tinha que me dizer que nunca tinha sentido aquilo nos bebés que avalia???  Podia ter mandado na mesma fazer a eco para confirmar mas dizia que ter nódulos podiam ser depósitos de gordura e eu não teria ficado tão preocupada.

Enfim, voltando à amamentação, ainda fui a uma consulta de amamentação no centro onde fiz a preparação do parto e a aí já não houve criticas nem julgamentos. Eu expliquei o que se passava e o que me foi dito foi que o ideal seria dar mama, mas se não pegava por nada, que não tinha que me martirizar por isso. Que podia continuar a extrair e a dar-lhe porque o importante era a Bia beber leite materno.
Sai de lá muito mais descansada, ainda tentei que a Bia pegasse durante uns dias a seguir à consulta até que chegou um dia em que simplesmente desisti pela minha saúde mental. Estava sempre ansiosa pela hora da Bia comer, ficava super triste quando via que ela não pegava e estava cheia de fome.

A verdade é que 6 meses depois continuo a extrair leite. A Bia não bebe leite materno em exclusivo porque nunca produzi uma quantidade de leite que desse para todas as refeições mesmo estimulando com a bomba, nunca tive a tal 'subida do leite' em que há uma abundância de leite, e por isso a Bia também bebe suplemento. 

Custa um pouco por estou com tosse, dor de cabeça e há alturas em que só me apetece estar deitada mas se é o melhor para ela, eu faço um esforço.

Não acho que nenhuma mãe deva ser julgada por não dar mama ou não extraír leite, é para isso que existem suplementos. Eu faço parte da 'geração suplemento' na qual todos os médicos diziam que o suplemento era muito melhor para o bebé e estou aqui. 
Claro que o leite materno tem muito mais vantagens para o bebé mas se não dá porque nos vamos sentir mal? 
Parece-me que pior do que beber suplemento, é ter uma mãe ansiosa, à beira de uma depressão porque não consegue dar mama e é constantemente criticada.

Esta semana a Bia começou com uma tosse que se transformou numa grande constipação e claro que eu também acabei por ficar igual.
Li em alguns grupos que há mães que não amamentam quando estão doentes mas a verdade é que foi a Bia que me passou a mim, o que é ótimo. Sim, isso mesmo, é ótimo porque assim posso passar para a Bia, através do leite, os anticorpos que estou a produzir e assim posso ajuda-la a recuperar o mais rápido possível.



Sem comentários:

Atividades DIY Natal #4 - Calendário de Advento

 Todos nós sabemos que as crianças nesta altura do Natal ficam bastante ansiosas e a questão que mais se ouve é "quantos dias faltam&qu...

@templatesyard