Do que se fala #3 - Pajozinhos

sábado, 24 de março de 2018

Do que se fala #3

Hoje falo de um assunto que muito se tem falado na televisão: o sarampo.
Da última vez que vi as noticias já ia com 62 casos confirmados e grande parte são adultos. Esta é uma doença que normalmente associamos a crianças. 

Como se propagou tão rápido? Bom, o sarampo transmite-se via aérea através da tosse e espirros de uma pessoa infetada, o que é fácil uma vez que um dos sintomas é a tosse. Por tanto já podem imaginar a facilidade com que se propaga.

Os sintomas do sarampo são:

  • Febre;
  • Manchas na pele;
  • Conjuntivite;
  • Rinite;
  • Congestão nasal;
  • Tosse;
  • Expecturação.
Sendo que o sintoma que todos identificamos como sarampo, ou seja, as manchas na pele é dos últimos a aparecer. 

Agora que já todos sabemos do que realmente se tratar vamos lá aqui falar das pessoas que não acreditam nas vacinas. Cada vez que oiço alguém dizer "Então mas como sabes que as vacinas funcionam mesmo, que não são só os estratégia das farmacêuticas para ganhar dinheiro?" é aquele momento de um revirar de olhos infinito em que penso "Então mas esta pessoa acha que várias doenças foram erradicadas porquê? Será que as doenças pensaram "hum, estou farta desta vida, vou de férias, alguém que me substitua"?.
E quanto ao lucro das farmacêuticas, é claro que o objetivo delas é ter lucro, são um negocio como outro qualquer, mas as vacinas do plano nacional de saúde são recomendadas pela Organização Mundial de Saúde, não pela farmacêutica A ou B. E mais, eu estou mesmo a ver que a pessoa que usa este argumento é a mesma que toma paracetamol cada vez que tem uma dorzinha de cabeça.

Enfim, outro argumento que vejo é a história que as vacinas causam autismo. Epah e aqui é o momento em que vejo que é escusado argumentar com a pessoa, não consigo lidar, não dá. É engraçado como esta noticia viram, mas todas as outras que já vieram desmentir não viram ou não acreditaram. A serio???😒

Mas aquilo que me deixa mesmo fora de mim, são aqueles pais que dizem "o filho é meu, eu é que decido e se não quero vacinar não vacino". Fico piursa com isto!!! Concordo que cada pai/mãe deve educar da forma como  acha mais correta, mas é a velha historia de a minha liberdade acaba onde começa a liberdade do outro. E este assunto é um problema de saúde publica, não deveriam ser os pais a decidir se vacinam ou não, deveria ser obrigatório. 
Se os pais decidem não vacinar o filho/a, não só o colocam em perigo a ele como aos filhos dos outros. Neste caso da sarampo, a Bia tem 6 meses, só quando fizer um ano é que irá tomar a primeira dose da vacina. E se até lá estiver em contacto com uma criança que não foi vacinada e que está com sarampo? O que faço? Digo para o sarampo "Olha, não podes voltar para as tuas férias?"

Pessoas, #VacinaçãoNãoÉObraDoDiabo!! Ainda por cima é gratuita nos centros de saúde. Acham mesmo que se estas vacinas não fossem super importantes, o Estado continuava a dar gratuitamente com todos os cortes que têm feito na saúde?




Bora lá, tudo a encher os centros de saúde, a exercer o vosso direito de ser vacinados.

Sem comentários:

Atividades DIY Natal #4 - Calendário de Advento

 Todos nós sabemos que as crianças nesta altura do Natal ficam bastante ansiosas e a questão que mais se ouve é "quantos dias faltam&qu...

@templatesyard