Maleitas da creche #1 - Pajozinhos

sábado, 15 de setembro de 2018

Maleitas da creche #1


É finalmente estamos de férias 😀😀😀 Depois de uma semana em que a Bia acordou várias vezes à noite, nada podia ser melhor do que entrar de férias. Mas quem é mãe/pai sabe que nunca se entra meeesmo de férias.

Pois bem, no dia antes de entrar de férias, recebi um e-mail da creche da Bia no qual informavam que havia um caso de oxiúro na creche, embora não fosse na sala da Bia. E o que é um oxiúro? Segundo o Dr. Google, é um verme que parasita o intestino. E claro que uma pessoa lê isto e fica logo de cabelos em pé.

A transmissão do oxiúrus ocorre pelo contato com os ovos do verme que podem estar nos objetos de uso pessoal da criança infetada por isso já podem imaginar o quão rápido se espalha numa creche.
Alguns dos sintomas são comichão no ânus, enjoos e vomito.

A Bia não tinha nenhum destes sintomas mas na creche aconselharam todos os pais a falarem com os pediatras para que as crianças fossem observadas, até porque é necessário tomar medicação.

Mais tarde, recebi outro e-mail a informar que tinham sido reportados mais casos noutras duas salas e por isso decidi ligar para a minha sns24 para saber como devia proceder pois a Bia tem consulta marcada na pediatra mas ainda faltam uns dias.

Liguei e, após algumas perguntas, sugeriram que no dia seguinte nos dirigíssemos ao centro de saúde para que a Bia fosse observada. Informaram-me do horário de atendimento e que tinham enviado uma notificação para o centro a informar que a Bia iria ser encaminhada para observação. Pediu que no momento em que fossemos pedir para a Bia ser observada, referisse que tinha sido por indicadin do sns24.

Na altura fiquei "Hmm sim, estou mesmo a ver que vou ficar imenso tempo há espera" mas a verdade é que não. Chegámos à secretaria, referi que tínhamos sido encaminhadas pelo sns24, dei os dados da Bia e disseram-me para aguardar porque a médica de família não estava mas iríamos ser atendidas pela médica que a estava a substituir. Bom, posso dizer que demorámos mais na fila para dar entrada no centro de saúde do que à espera da consulta. 

Depois de algumas perguntas, saímos de lá com uma receita de "desparatisante" para a Bia, para nós e para os avós. E com a indicação que deveríamos falar com o veterinário dos meninos para saber o que seria necessário fazer. E adivinhem... Também precisavam de ser desparatisados. 
Apesar de nenhum de nós ter sintomas para já, mas neste caso é mais prevenção uma vez que se espalha muito rápido e de forma fácil. 

Resumindo, mais uma vez estou muito satisfeita com o atendimento da linha sns24 e já fomos todos desparasitados 😆 Nada mal para o primeiro dia de férias, não é? 


Sem comentários:

Atividades DIY Natal #4 - Calendário de Advento

 Todos nós sabemos que as crianças nesta altura do Natal ficam bastante ansiosas e a questão que mais se ouve é "quantos dias faltam&qu...

@templatesyard