O que aprendi no curso de preparação para o parto #1 - Pajozinhos

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

O que aprendi no curso de preparação para o parto #1



Durante a gravidez, fui aconselhada pela médica de família a fazer o curso de preparação para o parto.
Depois de alguma pesquisa, escolhemos o Centro Pré e Pós Parto em Entrecampos.

A verdade é que foi mesmo muito útil e senti-me muito mais preparada para ser mãe.
Ao contrário do que o nome indica, foram poucas as aulas que se focaram no parto em si. Falámos sempre se questões muito práticas e não havia "embelezamento" de nada.

Uma das coisas que mais me espantou no curso foi quando falámos de amamentação.
O medo é sempre o parto, mas na aulas fizeram questão de dizer que o "pior" pode vir depois, a amamentação. Nunca se fala das dificuldades da amamentação e por isso muitas mulheres não estão preparadas para as dificuldades que podem surgir. Fiquei espantada porque nunca tinha ouvido falar que amamentar fosse complicado. Parecia sempre muito natural e sem problemas.
A taxa de bebés que são amamentados reduz brutalmente após primeiro mês e muito se deve a este desconhecimento.

Penso que é importante sabermos isto antes de sermos mães, estarmos preparadas e acima de tudo sabermos que não estamos sozinhas, que acontece com mais pessoas e que não há problema.
No meu caso a amamentação não foi nada fácil (podem ver aqui o post em que falo sobre a minha experiência)  apesar de ter tentado de tudo. Até cheguei a ir a uma consulta de amamentação.  
Foi nesta consulta que percebi que não podemos colocar tanta pressão em cima de nós e que acima de tudo não podemos deixar que outras pessoas nos deixem em baixo. Lá porque temos dificuldade em amamentar, isso não faz de nós más mães ou piores que as outras. 

Somos mães, mas também somos mulheres, não é justa a pressão que temos em cima seja da parte de familiares ou médicos.
Amamentar é importante mas preservar a saúde mental também.

Na consulta de amamentação não havia o "tens que". Falámos sobre o que se estava a passar e quais a dificuldades, e a partir daí apareceram sugestões do que poderia fazer para melhorar.
No centro em que fiz a preparação para o parto, as consultas de amamentação até aos 6 meses são gratuitas para quem lá fez o curso e é um ótimo apoio.
Mas existem outros sítios que dão este tipo de consulta como a Amamentos por exemplo. 

Se tiverem com dificuldades e quiserem mesmo continuar a amamentar, procurem ajuda. Mas acima de tudo cuidem também de vocês. Esta deve ter sido a lição mais importante que aprendi no curso.

Sem comentários:

Atividades DIY Natal #4 - Calendário de Advento

 Todos nós sabemos que as crianças nesta altura do Natal ficam bastante ansiosas e a questão que mais se ouve é "quantos dias faltam&qu...

@templatesyard