setembro 2018 - Pajozinhos

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

setembro 19, 2018

1 Ano de Bia

by
1 Ano de Bia

Como assim já passou 1 ano? COMO?

Nem parece real. Passei  9 meses à espera que ela nascesse e de repente já tem 1 ano. Quando nos dizem "aproveita que passa rápido" pensamos "sim sim, já sei" mas é verdade. Acontece tudo tão rápido que quando dei por mim já tinha passado 1 ano.

A Bia já nem parece uma bebé, já anda apoiada, bebe água e leite sozinha. Basicamente ela já só precisa que lhe faça a comida e que lhe mude a fralda.
Bom também precisa que lhe dê banho, que a vista, que lhe dê a comida sólida porque ainda não sabe pegar na colher, mas vocês percebem o que quero dizer. Ela está cada vez está mais independente o que é bom, maaas custa um bocadinho. Foi bebézinha durante tão pouco tempo.
Quando vejo as fotos que tirámos há 1 ano, já tenho tantas saudades. É claro que ela agora interage muito mais connosco e é bom vê-la a descobrir tudo, mas às vezes também é assustador ver a velocidade a que ela se torna uma mini pessoa.

1 ano, 8.900Kg e 76cm depois a minha bebé cresceu.

Neste ano de vida a Bia:

  • Passou 6 meses comigo e os restante na creche, 2 creches para ser mais concreta.
  • Entrou na natação onde descobrimos que é uma aventureira sem medo de nada e que adora água.
  • Foi à praia e ficámos a saber que mãozinha na areia nem pensar. É super engraçado ver que ela fica mesmo incomodada com a areia. Basta ter uns grãozinhos de areia na mão e fica a olhar e a tentar tirar. Para terem uma noção, se um brinquedo estiver na areia, ela não o vai buscar por muito que queira brincar com ele. Chama a atenção e aponta para o brinquedo para que nos lhe dêmos o brinquedo. E claro que senta-la na areia nem pensar. Na praia, ou esta na toalha ou na piscina, tudo o resto não dá. Já a tentamos sentar à beira mar mas não a convencemos.
  • Foi à quinta pedagógica dos Olivais e ficou maravilhada com as ovelha;
  • Desafia todos os dias a paciência dos patudos cá de casa 😇
  • Experimentou novos alimentos, e deixem-me dizer que ela adora comer.
E muito mais está por vir. 


sábado, 15 de setembro de 2018

Maleitas da creche #1

É finalmente estamos de férias 😀😀😀 Depois de uma semana em que a Bia acordou várias vezes à noite, nada podia ser melhor do que entrar de férias. Mas quem é mãe/pai sabe que nunca se entra meeesmo de férias.

Pois bem, no dia antes de entrar de férias, recebi um e-mail da creche da Bia no qual informavam que havia um caso de oxiúro na creche, embora não fosse na sala da Bia. E o que é um oxiúro? Segundo o Dr. Google, é um verme que parasita o intestino. E claro que uma pessoa lê isto e fica logo de cabelos em pé.

A transmissão do oxiúrus ocorre pelo contato com os ovos do verme que podem estar nos objetos de uso pessoal da criança infetada por isso já podem imaginar o quão rápido se espalha numa creche.
Alguns dos sintomas são comichão no ânus, enjoos e vomito.

A Bia não tinha nenhum destes sintomas mas na creche aconselharam todos os pais a falarem com os pediatras para que as crianças fossem observadas, até porque é necessário tomar medicação.

Mais tarde, recebi outro e-mail a informar que tinham sido reportados mais casos noutras duas salas e por isso decidi ligar para a minha sns24 para saber como devia proceder pois a Bia tem consulta marcada na pediatra mas ainda faltam uns dias.

Liguei e, após algumas perguntas, sugeriram que no dia seguinte nos dirigíssemos ao centro de saúde para que a Bia fosse observada. Informaram-me do horário de atendimento e que tinham enviado uma notificação para o centro a informar que a Bia iria ser encaminhada para observação. Pediu que no momento em que fossemos pedir para a Bia ser observada, referisse que tinha sido por indicadin do sns24.

Na altura fiquei "Hmm sim, estou mesmo a ver que vou ficar imenso tempo há espera" mas a verdade é que não. Chegámos à secretaria, referi que tínhamos sido encaminhadas pelo sns24, dei os dados da Bia e disseram-me para aguardar porque a médica de família não estava mas iríamos ser atendidas pela médica que a estava a substituir. Bom, posso dizer que demorámos mais na fila para dar entrada no centro de saúde do que à espera da consulta. 

Depois de algumas perguntas, saímos de lá com uma receita de "desparatisante" para a Bia, para nós e para os avós. E com a indicação que deveríamos falar com o veterinário dos meninos para saber o que seria necessário fazer. E adivinhem... Também precisavam de ser desparatisados. 
Apesar de nenhum de nós ter sintomas para já, mas neste caso é mais prevenção uma vez que se espalha muito rápido e de forma fácil. 

Resumindo, mais uma vez estou muito satisfeita com o atendimento da linha sns24 e já fomos todos desparasitados 😆 Nada mal para o primeiro dia de férias, não é? 


segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Fomos à Comic Con e....
E... Gostámos! Não posso dizer que foi a coisa mais fantástica que já vi até porque não é a Comic Con que se vê nos EUA.
Mas fomos sem expectativas, sem fazer grande ideia do que íamos encontrar, e acho que foi por isso que não ficamos desiludidos.

Se a maioria das pessoas estava com cosplay? Não, mas nós também não estávamos.  Mas posso dizer que havia lá pessoa que deram tudo, estavam mesmo muito bem.

Não fomos a muitas conferências, apenas vimos 2, Elyes Gabel ( ator na série Scorpion e Guerra dos Tronos)  e Dolph Lundgren (ator Rocky 4, Os Mercenários..)

Na maioria do tempo que lá estivemos aproveitamos para ir espreitar um pouco todos os "auditórios", vimos concursos de K-pop que sinceramente não percebi 🤣 Já estou a ficar velhota. Acho que fiquei com a mesma cara que a minha mãe fazia quando eu ouvia os Excesso ou os Backstreet Boys.

Mas passado à frente, tiramos fotos com adereços dos Avengers e Star Wars. Procuramos uma caixa de papelão que não sabia o que era mas toda a gente tinha por isso eu também queria uma. Acabamos por descobri que era um banco portátil 😂

Enfim, foi muito divertido. Percebo as críticas que quem queria que tivesse o mesmo nível que as Comic Con, eu também queria mas a verdade é que esta é apenas a 5 edição, de certeza que está melhor desde que começou, vão aprendendo. Também não podemos espera que de um ano para o outros Portugal tivesse a melhor Comic Con de todos os tempos.

Relativamente à polémica de terem trazido a Comic Con para Lisboa, não percebo.
Podiam ir revezando, um ano em Lisboa, outro em Matosinhos e outro no Algarve até. Quando é o problema? As pessoas têm sempre que ver um problema em tudo. Até porque de certeza que algumas das pessoas que ficaram tão indignadas nunca foram à Comic Con enquanto foi em Matosinhos, mas este ano que foi em Lisboa é que se lembraram. Haja paciência pessoas, haja paciência.













quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Receitas dos Pajo #6

Já há algum tempo que não falamos de receitas aqui no blog, por isso esta semana decidi trazer uma receita para o lanche: Iogurte com quinoa e manga.

Ingredientes:

  • 1/2 chávena de café de quinoa
  • 2 chávenas de café de água
  • Casca de limão
  • 1 iogurte natural
  • 1 banana


  1.  Lavar a quinoa
  2. Num tacho, colocar a quinoa, a água e a casca de limão. Deixa cozer em lume brando durante cerca de 10 minutos.
  3. Passar a quinoa por água fria e retirar a casca de limão.
  4. Colocar a quinou num taça e adicionar a banana cortada em pedação.
  5. Esmagar a banana juntamente com a quinoa.
  6. Adicionar o iogurte.


Porquê a quinoa? Bom, alguns dos benefícios da quinoa são:

  1. Rica em proteína, contém 9 aminoácidos essenciais;
  2. Rica em fibra, ferro e magnésio;
  3. Rica em vitamina B1, B2, B6, Vitamina E, Potássio. A vitamina B2 melhora os níveis de energia muscular e do cerebral.
  4. Contém hidratos de carbono complexos, muitas vezes conhecidos como lentos ou de absorção lenta.
Ainda é preciso perguntar? Bem me parecia 😉

A Bia no início estranhou um pouca a quinoa, mas agora já come muito bem. É uma questão de hábito, por isso não desistam se da primeira vez não correr bem. Podem sempre substituir a banana por outra fruta e ver se ajuda na introdução da quinoa.

Espero que gostem, e bons lanches!

Atividades DIY Natal #4 - Calendário de Advento

 Todos nós sabemos que as crianças nesta altura do Natal ficam bastante ansiosas e a questão que mais se ouve é "quantos dias faltam&qu...

@templatesyard